Prefeito Marcelo Oliveira decreta situação de emergência em saúde por causa da dengue em Mauá

Por Portal Opinião Pública 27/03/2024 - 10:37 hs
Foto: Wikipedia / Reprodução

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), decretou, na última segunda-feira (25), situação de emergência em saúde pública na cidade em razão da epidemia de dengue.

O documento considera a deliberação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que em assembleia realizada na semana passada, acordou pela declaração de situação de emergência.

No decreto, a administração municipal também considera o combate a outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e a Zika. Com a situação de emergência sendo decretada, é autorizada a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens, além da contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento.

Casos de dengue

De acordo com o painel de controle da doença, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a cidade de Mauá tem uma morte confirmada por dengue. A vítima era uma mulher, com idade entre 35 e 49 anos, que faleceu no dia 13 de fevereiro. Até o momento, foram contabilizados 1.570 casos no município.